Câmara entrega títulos de cidadania itapirense nesta terça-feira
A Câmara Municipal de Itapira realiza nesta terça-feira, dia 15, a sétima sessão solene de 2024, onde procederá com a outorga do título de cidadania itapirense – a maior honraria do Poder Legislativo municipal – aos seguintes homenageados: Ronaldo Ferraz; Sebastião Palato, José Augusto de Godoy Costa; Osmar Cândido Dias e Dulcinei Luzia Cândido Dias. A solenidade acontece a partir das 19h30 no plenário da Câmara Municipal.
As homenagens cumprem determinações legais de acordo com os respectivos Decretos Legislativos nº 373, 375, 378, 379, todos de autoria do vereador Fábio Galvão dos Santos (PSD) e 381 de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB).
Sobre os homenageados
Ronaldo Ferraz nasceu em 08 de junho de 1971 na cidade de Andradas, Minas Gerais. Veio para Itapira com cerca de três anos de idade, quando seu pai foi contratado no Expresso Cristália pra trabalhar como motorista. Durante sua trajetória profissional, atuou junto a Prefeitura Municipal de Itapira, como Escriturário na Escola Antônio Caio, e posteriormente como Chefe de Apoio Administrativo, no Departamento de Ensino Fundamental de Itapira. Em maio de 1999, passou a atuar como Escrevente no Tribunal de Justiça de São Paulo, e seguindo a conselho do juiz da época, iniciou o curso de Direito, na UNIPINHAL. Nesse cenário, após atuar por dezesseis anos como Escrevente Judiciário na comarca de Mogi Mirim, em novembro de 2014 conseguiu remoção para Itapira, onde atualmente trabalha como Escrevente junto ao Juizado Especial Cível e Criminal.
Sebastião Palato nasceu em 05 de dezembro de 1948, na cidade de Mandaguari, no estado do Paraná. Ele se mudou para Itapira aos seis anos de idade, quando seu pai passou a atuar como barbeiro no município, após comprar um salão na avenida Virgolino de Oliveira, e sua mãe a trabalhar como costureira. Conhecido por “Tião”, Sebastião Palato começou a trabalhar com o pai aos cinco anos, e usou sua experiência para abrir seu próprio negócio, onde tem atuado há dezoito anos juntamente com os filhos Marcos e Marcelo no “Salão do Tião”.
José Augusto de Godoy Costa nasceu em São Paulo, capital, em 10 de julho de 1966, tendo passado a residir em Itapira em 1983, quando começou a trabalhar no salão de jogos eletrônicos de um de seus tios. Em 1986, ele ingressou o corpo de colaboradores da Fundação Espírita Américo Bairral. Mais tarde, em 1988 juntou-se a Prefeitura Municipal, em que prestou serviços na área de saúde do PPA da Vila Ilze, na função de motorista de ambulância. Depois, em 1991 foi convidado para ser motorista do chefe do Poder Executivo, tendo em 2013 retornado ao seu cargo de origem.
Osmar Candido Dias nasceu na cidade de Mauá, no estado de São Paulo em 13 de agosto de 1977. Mudou-se para Itapira em 1982, com cerca de cinco anos de idade, quando seu pai foi transferido para a cidade em virtude do trabalho. Osmar estudou na escola Dr. Júlio Mesquita e posteriormente na escola Objetivo, tendo sido destaque como atleta na modalidade atletismo em corrida de 100 (cem) metros rasos, situação em que teve a oportunidade de representar a cidade de Itapira em várias competições nacionais. Formou-se em Administração de Empresa e Negócios Internacionais na Universidade Paulista (UNIP) de Campinas em 2004. Já atuou na empresa Dias Brasil, no qual desenvolveu trabalho internacional por diversos países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicaragua, El Salvador, Guatemala e México. E atualmente, Osmar exerce sua profissão na empresa MFW Máquinas Agrícolas.
Dulcinei Luzia Cândido Dias, carinhosamente chamada de Dulce, nasceu na cidade de São Paulo, no bairro Freguesia do Ó, em 13 de dezembro de 1955. Aos seis anos de idade, ela se mudou para a cidade de Mauá, cidade em que realizou seus estudos, se casou e formou sua família. Desde 1982, Dulce reside em Itapira. Ela é empresária-sócia da empresa Dias Brasil Comércio Exterior que atua no mercado externo levando o nome da cidade Itapira para vários países. Dedicou-se por muito tempo à catequese de crianças e jovens, e na preparação de casais para o matrimônio na igreja matriz de Santo Antônio e na igreja matriz de São Benedito. Ademais, ela fez parte da pastoral de preparação de pais e padrinhos para o batismo, em que por muitos anos foi festeira na festa de São Benedito e coordenadora dos festeiros. Atualmente faz parte da diretoria da Casa da Amizade.