Câmara entrega títulos de cidadania na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal realiza na próxima quarta-feira, dia 04, a décima sessão solene de 2024, onde procederá com a outorga do título de cidadania itapirense – a maior honraria do Poder Legislativo municipal – à enfermeira Elisabete Alves de Oliveira; ao ex-policial militar e rodoviário e ex-comandante da Guarda Municipal de Itapira Cícero Firmino de Souza; e chef de cozinha Carlos Eduardo Soares. A solenidade acontece a partir das 19h30 no plenário da Câmara Municipal.
As homenagens cumprem determinações legais de acordo com os Decretos Legislativos nº 361, 370 e 371 respectivamente, todos de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB).
Sobre os homenageados
Elisabete Alves de Oliveira nasceu na cidade de Amparo (SP), em 1968 e é filha de João Batista Alves de Oliveira e Carmelina Batista de Oliveira. Se formou em Enfermagem em 2012 na Instituição de Ensino São Francisco e possui duas pós-graduações: Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização, na área de conhecimento em Enfermagem Médico-Cirúrgica; e Enfermagem Terapia Intensiva: Cardiologia, na área de conhecimento em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ambas no Centro Universitário Hermínio Ometto, na cidade de Araras (SP). Elisabete atua como Enfermeira na Santa Casa de Itapira desde dezembro de 2004.
Cícero Firmino de Souza nasceu em 1948 na cidade de Getulina (SP). É casado e pai de dois filhos. Em suas experiências profissionais, serviu no Exército Brasileiro por um período de cinco anos. Trabalhou no Banco de São Paulo por dois anos. Atuou na Polícia Militar do Estado de São Paulo por seis anos, através do policiamento ostensivo. Depois, por um período de vinte anos, esteve na Polícia Rodoviária. Após ter se aposentado em 1999, Cícero ainda prestou serviço na guarda de Estiva Gerbi, Mogi Mirim e foi comandante da GM em Itapira.
Carlos Eduardo Soares nasceu em 1960 na cidade de Campinas (SP). É casado há quarenta e três anos e pai de três filhos. Sua relação com o município teve início em 1947, quando passou a frequentar a cidade graças a mudança para cá de sua irmã e cunhado. Carlos costumava visitar a cidade de trem, e sua primeira ação foi no Bloco Brósquio da Negada, em que se reunia com outros cidadãos para os ensaios de carnaval. Posteriormente, passou também pela bateria da escola de samba 9 de julho.
Tendo escolhido a profissão de cozinheiro, Carlos se qualificou e atuou como cozinheiro no Comando da 2ª Região Militar do Exército, depois em emissoras como Record, Rede TV e Band TV, cenário em que reconhecido por sua atuação, passou a dar aulas de cozinha clássica regional brasileira em universidades de vários países. Em 2014, ele chegou a representar a cozinha brasileira no Palácio Olímpico das Olímpiadas de Sochi, na Rússia.