Centro Cardiológico de Itapira levará o nome do Dr. Mosasi Mituzaki
Foto: Renato Silva
A Câmara Municipal de Itapira aprovou nesta quinta-feira, 12, durante a 19ª sessão ordinária de 2025, o projeto de lei nº 12/25, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Alberto Sartori, o Carlinhos (PSDB), que denomina de "Dr. Mosasi Mituzaki", o Centro Cardiológico Municipal de Itapira. O projeto foi aprovado por unanimidade em duas votações.
Mosasi Mituzaki nasceu em 06 de janeiro de 1936, na cidade de Descalvado, região Centro-Leste do estado de São Paulo. Tendo passado pelos municípios de Jundiaí, Vinhedo e Mogi -Mirim, mudou-se para Itapira em 1942, aos 6 (seis) anos de idade.
Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro (atual Universidade Estadual do Rio de Janeiro) em 1959, chegou a lecionar física no curso Acadêmico do Rio de Janeiro para o vestibular de Medicina, de 1956 a 1959, bem como fez estágio em cardiologia no Instituto de Cardiologia do Rio de Janeiro em 1958.
Nos anos de 1960 e 1961 foi médico no Pronto Socorro Santa Paula em São Paulo - SP. Já em Itapira, possui sua clínica desde 1962. Tendo ainda atuado como médico no Instituto Bairral, na Clínica Santa Fé e na Santa Casa de Misericórdia (em que chegou a exercer os cargos de Diretor Clínico, Provedor e Presidente da Comissão de Ética), além de outros inúmeros marcos em sua carreira profissional. Em 2009, por indicação do vereador Mino Nicolai (MDB), recebeu o título de cidadania itapirense.
Ademais, Dr. Mosasi possui o título de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira, título de qualificação em cardiologia pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo e foi eleito membro ativo do "The New York Scientific Association".
“Uma justa e merecida homenagem deste colegiado para com o Dr. Mosasi, que além de ser um médico extraordinário, é uma excelente pessoa, muito justa e humana”, destacou o autor da propositura vereador Carlinhos Sartori.
Galeria de Fotos
