Vereadora Beth Manoel faz balanço de seu mandato à frente da Câmara Municipal
Vereadora fala em legado político/administrativo
Prestes a completar seu mandato de dois anos como a primeira mulher da história a presidir o Poder Legislativo itapirense, a vereadora Elisabeth Donisete Manoel, a Beth (União), fez esta semana um balanço da sua gestão no biênio 2021/2022 e destacou sua clara contribuição para a discussão de políticas públicas e modernização administrativa da Câmara Municipal itapirense.
A avaliação otimista acrescenta, inclusive, a realização de um mandato transparente e voltado para as pessoas, plataforma do seu trabalho, que visa, ainda, defender os interesses da população e divulgar ações do Legislativo.
Durante período da atual Legislatura, a presidente classificou sua gestão como um grande desafio. Desde que assumiu a presidência da Câmara, Beth Manoel adotou um modelo de gestão pública responsável, realizando uma administração rigorosa e séria para o bom funcionamento da Casa.
Sobre os feitos positivos, Beth disse estar realizada por implantá-los, entre eles a reestruturação administrativa, bem como a realização de concurso e a capacitação de antigos e novos servidores. O concurso público preencheu cargos importantes na estrutura administrativa da casa que chegou a atuar por 18 meses com o quadro de servidores reduzidos por conta da Lei Federal nº 173/20, que impedia a contratação de funcionários e o pagamento de funções gratificadas.
Destaque também para o setor de secretaria, com a digitalização de arquivos e processos legislativos de acordo com a Agenda 2030 do Tribunal de Contas do Estado, assim como implantação, até a 3ª fase, do sistema e-social, medida de desburocratização implantada pelo Governo Federal visando simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, reduzindo a burocracia para órgãos púbicos.
Outro importante progresso se deu na infraestrutura da Casa, com a implantação do Sistema de Segurança e Combate à Incêndio, com a instalação de alarmes, iluminação de emergência, sinalização, e equipamentos. Acrescente-se a isso a aquisição de novos e modernos equipamentos de vigilância e vídeo monitoramento, assim como a elaboração do projeto para integração e acessibilidade dos dois prédios que compõe o legislativo.
Por fim, a boa gestão dos recursos financeiros através da revisão de contratos, modernização do setor de compras, licitação e pregão eletrônico, atendendo a todos os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, inclusive devolvendo recursos ao Poder Executivo, medidas que já lhe renderam parecer favorável do TCESP em relação à suas contas de 2021.
“Agradeço, imensamente, o apoio que tive de todos os servidores que ao longo destes dois anos atuaram com quadro reduzido, funções acumuladas e praticamente nenhum reajuste salarial. Eles foram fundamentais para o bom funcionamento da casa e atendimento dos vereadores e da população”, frisou.
A presidente ainda reiterou seu compromisso junto ao povo itapirense. “Após o término do meu mandato continuarei fazendo o papel da vereadora presente, visitando os bairros e conversando com a população. Essa é minha vontade, trabalhar em prol dos moradores da cidade”, ressaltou Beth Manoel.
Galeria de Fotos
