Vice-prefeito em exercício participa de reunião das comissões e esclarece situação da coleta de lixo
Na manhã desta quarta-feira (25), durante a reunião das Comissões Permanentes da Casa, os vereadores receberam a visita do vice-prefeito em exercício, Mário da Fonseca, do procurador jurídico do município, Dr. Alessandro Araújo da Silva, e do presidente do Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensão, Henrique Mariano Bortolotto para discutir, em conjunto com os vereadores, uma minuta de projeto que está sendo construída entre membros dos Poderes Executivo e Legislativo, do Sindicato dos Servidores Públicos e do Fundo Municipal de Aposentadoria e Pensões. A proposta ainda não foi protocolada oficialmente e encontra-se em fase de ajustes e debates preliminares antes de se tornar um projeto de lei. A ideia é amadurecer e aperfeiçoar a matéria através do diálogo com todos os setores envolvidos, respeitando os pontos sensíveis e ouvindo sugestões técnicas e políticas.
A presença do vice-prefeito em exercício foi tratada como uma visita de cortesia, fato raro no cotidiano do Legislativo itapirense e que foi recebido com cordialidade e respeito pelos parlamentares. O presidente da Câmara, vereador Carlinhos Sartori destacou a importância do gesto e agradeceu publicamente a participação de Mário da Fonseca, reforçando a importância do diálogo institucional.
Durante a reunião, os vereadores aproveitaram a oportunidade para questionar o prefeito em exercício sobre a atual situação da coleta de lixo na cidade, um tema que tem gerado reclamações da população devido às falhas recorrentes no serviço prestado. Como secretário de Recursos Materiais, pasta responsável pelos processos licitatórios municipais, Mário da Fonseca trouxe detalhes sobre o andamento da contratação de uma nova empresa para a coleta e varrição.
Segundo ele, o processo é complexo e está sendo acompanhado com todo o cuidado. Explicou que a licitação foi desmembrada em dois lotes distintos — coleta de resíduos e varrição de vias públicas — por recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Essa separação, conforme apontado, permite maior economia para os cofres públicos e mais eficiência na contratação.
Atualmente, a administração está avaliando a quinta empresa participante do processo, que está na fase de prova de conceito. Em paralelo, a parte relacionada à varrição também começará a avançar, com a apresentação de planilhas de custo e cronogramas operacionais. A expectativa, segundo Mário, é que ambas as frentes avancem de forma coordenada, permitindo que a contratação final aconteça o quanto antes.
“Entendemos o transtorno que isso tem causado aos itapirenses, e ninguém mais do que nós, na administração, desejamos resolver esse problema com urgência. Mas precisamos respeitar todas as etapas legais para que o processo seja justo, transparente e eficaz”, declarou o prefeito em exercício.
Após responder a todas as perguntas dos vereadores e prestar contas do andamento da licitação, Mário da Fonseca foi novamente saudado pelos parlamentares. O presidente Carlinhos Sartori reiterou o reconhecimento à sua disposição para o diálogo e concluiu a reunião agradecendo o esforço conjunto em prol de soluções para a cidade.
A expectativa é que, nas próximas semanas, o projeto discutido em minuta avance para sua redação final e, então, seja oficialmente enviado à Câmara Municipal para análise e votação.
Galeria de Fotos
